Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

FITOTERAPIA

A utilização da Fitoterapia proporciona novas opções de tratamento para problemas como envelhecimento o precoce.

Um chazinho verde aqui, um dente de alho ali. Um pouco de linhaça, outro tanto de ginseng. Plantas medicinais baratas e fáceis de encontrar podem evitar doenças e o envelhecimento, além de terem várias outras propriedades terapêuticas. A nutricionista, farmacêutica e bioquímica Lucyanna Kalluf falou sobre a Fitoterapia Funcional no dia 13 de setembro, durante o 4º Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, na Fecomércio, em São Paulo.

- O dano oxidativo às células humanas se acumula com a idade, contribuindo ara doenças degenerativas associadas ao envelhecimento, como câncer, Mal de Alzheimer, doenças cardiovasculares e deficiências orgânicas do sistema nervoso que comprometem a memória, cognição e estado psicológico. O melhor modo para neutralizar o dano oxidativo é a ingestão de uma dieta rica em fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Eles são amplamente achados na natureza, especialmente nos produtos vegetais (fitoterápicos) – observa Lucyanna.

Segundo a especialista, a Fitoterapia Funcional estuda o mecanismo de ação dos fitoterápicos e a aplicação das plantas medicinais em suas diferentes formas de apresentação na prática clinica: “É uma nova linha da Fitoterapia, que enfoca as plantas em sinergismo com os alimentos, otimizando essa associação na modulação na modulação bioquímica do organismo”.

A Fitoterapia Funcional oferece caminhos alternativos às terapias tradicionais, enfocando a natureza como objeto de escolha para o tratamento. “Ela respeita a individualidade bioquímica, sinais e sintomas, e o horizonte clínico de casa paciente. E modula os hormônios que, quando estão em desequilíbrio, trazem o envelhecimento precoce”, conta a nutricionista.

Além de retardarem o envelhecimento, os fitoterápicos podem ter uma função importante numa hora difícil para a mulher: a chegada da menopausa. “Existem fitoterápicos com ações específicas conhecidos como fitohormônios (seguem exemplos abaixo). Alguns são registrados como medicamentos, e outros como suplementos fitoterápicos”, comenta Lucyanna.

PARA EVITAR O ENVELHECIMENTO PRECOCE


Alho – Previne o em envelhecimento cerebral e a demência por conta dos fitoquímicos co propriedades antioxidantes, que desempenham o papel de paralisar as reações de radiais livres em cadeia, Isso pode ajudar a reduzir ou prevenir a incidência ou ou progressão de demências e da doença cerebrovascular. O envelhecimento também altera as células endoteliais e a regulação do tônus vascular, sendo um fato e de risco para o desequilíbrio vascular e na alteração dos lipídeos (gorduras) no sangue. Problemas cardiovasculares são significativa e eficazmente diminuídos pelo alho.

Ginseng – As ações do panax ginseng incluem manutenção da energia natura, melhora das habilidades mentais e físicas, e uma sensação geral de bem-estar. Uma pesquisa sobre o Ginseng mostra que 54% dos usuários utilizam o produto para promover saúde geral e bem-estar, 43% para aumentar a força e o desempenho, e 18% para melhorar o humor. O ginseng é considerado o fitoterápico anti-estresse e melhora muito a fadiga crônica, além de estimular um melhor equilíbrio entre a produção da insulina e captação da glicose sanguínea, diminuindo os valores de açúcar no sangue.

Ginkgo Biloba – Melhora a vascularização cerebral. Muitos estudos mostraram que a ginkgo biloba possui propriedades antioxidantes/varredores de radicais livres e neuroprotetoras e utilidade na insuficiência cerebrovascular e no desempenho cerebral prejudicado. Um cérebro prejudicado traz como conseqüências doenças degenerativas, como Mal de Alzheimer.

Chá Verde - Estudos sugerem que o chá verde possui potenciais antiinflamatório e anticarcinogênico que podem ser usados contra várias desordens da pele. O componente responsável pela maioria dos efeitos preventivos do chá verde é a chamado EGCG. Tratamento com EGCG em dermatologia resulta em prevenção da imunossupressão induzida por UVB (raios ultra-violetas) e efeito antioxidante. O efeito do tratamento com chá verde é observado nas respostas antiinflamatórias e preventivas do envelhecimento precoce como também do câncer de pele.

Cúrcuma Longa – Compostos polifenólicos que surgem naturalmente na planta-tempero cúrcuma longa se salientaram por causa da atividade anti-inflamatória e antioxidante, eles atuam contra radicais livres indutores de auto-oxidação de ácidos graxos e envelhecimento precoce dos vasos sanguíneos que antecedem as doenças cardiovasculares.

FITOHORMÔNIOS CONTRA OS EFEITOS DA MENOPAUSA


Cemicifuga Racemosa – Promove diminuição intensa dos fogachos, da ansiedade, da depressão, da cefaléia, de vertigens e de distúrbios do sono.

Angélica Sinensis – Atividade predominantemente prostagênica. Também diminui consideravelmente os fogachos.

Yam Mexicano – Estimula os receptores hormonais, mimetiza os efeitos decorrentes da queda do hormônio estrogênio.

Linhaça - Alto teor de lignanas, tem ação direta sobre o equilíbrio dos receptores hormonais; diminui a agregação plaquetária, que é mais comum após a menopausa, pelo desequilíbrio do colesterol (aumentado) frente aos hormônios sexuais femininos; diminui a probabilidade de desenvolver tumores na mama.

Red Clover – Diminui o risco de desenvolver câncer de mama, e estimula melhor equilíbrio hormonal.

Fonte: Jornal Congonhas Hoje Sala Vip

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores