Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

COMO CONVIVER COM PESSOAS DIFÍCEIS


Todos nos, mais dia, menos dia, esbarramos em alguém que nos tira do serio. Uma pessoa realmente difícil. Não falo dos carrancudos usuais que cruzam nossos caminhos e depois desaparecem como motoristas mal-humorados, vendedores cricris ou entregadores grosseiros. Refiro-me aos que nos enlouquecem, pisam em nosso calo, mas que não podemos ignorar tampouco evitar, como colegas de trabalho, vizinhos ou parentes. Pode ate que sejam personalidade tipo A, que explodem sua raiva em nos. O psicanalista Eric berne se refere ao jogo psicológico que ocorre com essas pessoas como gritaria. Quando o discurso racional fracassa-o que geralmente acontece, pois afinal essa e uma pessoa difícil - as vozes se elevam e o conflito se intensifica. Segundo Berne, há três possíveis desfechos pata o jogo:
1. Você sai do recinto e bate a porta
2. A pessoa difícil sai e bate a porta
3. Ambas saem e batem a porta
De qualquer forma o jogo da gritaria sempre culmina com uma porta batendo.
Em vez de tentar mudar a outra pessoa, deveríamos ter cuidado para não entrar no jogo dela. Não interpretar a beligerância como ataque pessoal e não entrar na reação de lutar-ou-fugir que herdamos na vida animal. Ao praticar diariamente técnicas de
Autotransformação, podemos manter equilíbrio mental ate mesmo nas situações mais conflitantes, sem responder reativamente a rompantes e chantagens emocionais. Podemos ouvir calma e atentamente sem entrar no ringue para nos defender. Uma historia do folclore coreano ilustra bem isso:
Uma jovem mulher, Yun Ok, foi ate o celebre monge da montanha.
- ó respeitável sábio - disse ela-- estou com dificuldades! Faca-me uma poção.
-tudo bem- disse o sábio – qual sua historia?
- e meu marido.nos últimos anos, ele esteve ausente,lutando numa guerra. Agora que voltou, quase não fala comigo, se falo ele não parece ouvir. Quando abre a boca para falar, e rude e zangado. Se lhe sirvo comida, ele não gosta; empurra o prato para o lado e sai da mesa raivoso. Preciso de uma poção para que ele volte a ser amoroso e carinhoso!
- Tenho a receita - respondeu o sábio. Mas o ingrediente essencial e o bigode de um tigre vivo.
- O bigode um tigre vivo?- disse a moca-. Como você conseguiu isso?
- Se a porção for realmente importante para você, então você terá êxito- respondeu o monge.
A moca foi para casa. Naquela noite, enquanto o marido dormia, saiu furtivamente com uma tigela de arroz e um naco de carne. Chegou a uma prudente distancia da caverna de um tigre, estendeu a comida e o chamou para comer. O tigre não veio. Na noite seguinte, fez a mesma coisa, desta vez mais perto da caverna. De novo nada aconteceu. Todas noites ela ia a caverna cada vez se aproximando mais. Pouco a pouco o tigre acostumou-se com ela.
Certa noite chegou a uma distancia da qual não poderia atirar uma pedra na caverna e parou. A moca e o tigre fitaram-se sob a luz da luz. Na noite seguinte ela se aproximou ainda mais, a ponto de estar tão próxima que poderia falar com o tigre com uma voz muito suave. Pouco depois o tigre comeu a comida oferecida.
Na outra noite, o tigre a esperava. Depois que ele comeu, ela passou a mão sobre sua cabeça,e ele começou a ronronar. Seis meses haviam se passado desde a noite da primeira visita. Finalmente depois de tê-lo acariciado na cabeça, ela disse: ó generoso tigre preciso de um de seus bigodes. Por favor não se zangue comigo! E ela cortou um dos bigodes. O tigre não se zangou e a lambeu. Ela correu em disparada pela trilha, com o bigode do tigre. Agora você pode fazer a poção mágica. O sábio examinou o bigode cuidadosamente satisfeito porque era mesmo de tigre, e jogou na fogueira.
- O que você fez? – gritou a moca – Depois de todo o esforço que fiz para pegar o bigode!
- Diga-me como você conseguiu.- disse o sábio.
- Todas noites eu ia a caverna do tigre com uma tigela de comida para ganhar sua confiança. Falava docemente com ele, para fazê-lo compreender que só queria seu bem. Fui paciente. Cada noite levava comida sabendo que ele não a comeria. Mas não desisti. Nunca falei asperamente nem censurei. Finalmente numa noite ele andou alguns passos em minha direção. Nas noites seguintes ele já estava esperando na trilha e comia a tigela. Passei a mão em sua cabeça e ele começou a ronronar. Foi ai que consegui cortar o bigode dele.
- Você domesticou o tigre em sua persistência e seu amor - disse o sábio.
- Mas você jogou o bigode do tigre no fogo! Foi tudo a troco de nada!- lamentou-se ela.
- Não, não foi tudo a troco de nada. Você não precisa mais do bigode. Será que seu marido e mais feroz que um tigre? Será que ele e menos sensível ao carinho e a compreensão? Se você e capaz de ganhar a confiança de um animal selvagem e sedento de sangue com suavidade e paciência, certamente poderá fazer o mesmo com seu marido!
- Yun OK permaneceu emudecida por alguns momentos. Então voltou pela trilha refletindo sobre a grande verdade que havia aprendido do sábio da montanha. O segredo para lidar com pessoas difíceis e não morder a isca da negatividade delas e deixar que elas mordam sua isca de um coração empático e cheio de amor.
NÃO DEVEMOS TENTAR MUDAR A OUTRA PESSOA. NEM MORDER A ISCA E ENTRAR NO JOGO DA GRITARIA

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores