Powered By Blogger

domingo, 15 de agosto de 2010

ONDAS CEREBRAIS

As ondas cerebrais são o meio de comunicação entre nosso cérebro, mente e corpo em forma de vibração elétrica.

Nomeadas como ondas Beta, Alfa, Theta e Delta, a qualidade vibratória dessas ondas influencia diretamente na qualidade de vida e na saúde de cada um de nós.

Constantemente somos inundados por pensamentos e informações do nosso córtex cerebral para nosso tronco cerebral, a maioria, de natureza malsã.

Pensamentos e julgamentos como: “não estou sendo uma boa mãe”, “estou gorda”, “o que
estou fazendo”, etc. ativados por nossa onda Beta (pensamento crítico, julgamentos, estado consciente), acionam nosso sistema simpático em resposta de luta e fuga.

O sistema parassimpático, responsável pelo repouso, fica aguardando ser ativado, mas caso isso não ocorra, geramos o que conhecemos como "resposta de stress".

-Ressonância cerebral e saúde

Todos os nossos sentidos estão conectados com nosso cérebro: olfato, tato, paladar, audição e visão são aparatos sensoriais/discriminatívos, porém temos também um outro "aparato" que não observamos muito: os pensamentos.

Apesar de não serem observados como devem, os pensamentos vibram em ondas e interferem no mundo ao nosso redor, incluindo pessoas e ambientes.
Recebemos e enviamos constantemente mensagens por todo o nosso sistema sensorial, sobretudo pelos nossos pensamentos.

Sabemos que as emoções, por exemplo, podem afetar um ambiente, ou mesmo, "criar" um ambiente.

É comum, por exemplo, entrarmos em um lugar e nos conectarmos com alguém que esteja
com muita raiva interna para que quase imediatamente começemos a sentir também uma certa irritação, não raro, duradoura e perniciosa.
Isso se dá pela tendência do nosso cérebro de vibrar em ressonância, ou em outras
palavras, "sintonizar" o outro cérebro por meio de ondas, como os sistemas de rádio.

Portanto, a vibração das nossas ondas cerebrais podem interferir e muito na relação entre corpo e mente, assim como nas relações entre nós e o meio ambiente e com a coletividade.
Imaginem o quanto temos que aprender para não poluir o mundo com nossas angústias, dores e decepções?

Pois essas emanações malsãs acabam retroagindo sobre nós como doenças e disfunções comportamentais.
Basta observarmos a quantidade de doenças que surgem sem que a medicina consiga identificar suas causas e muito menos saná-las.
Quando surgem "soluções", são sempre paliativas e duvidosas.

Sabemos que uma forma de energia tem um importante papel no nosso corpo: A
"Bioeletricidade". 



Através dela o cérebro se comunica com o corpo e seus órgãos, emitindo sinais que são enviados para nossas fibras nervosas que acionam todos os processos biológicos, sem excessão.

A Bioeletricidade está sendo estuda com muito interesse por neurofisiologistas e por físicos, pois pesquisas demonstram que a capacidade bioelétrica do corpo pode ser "ilimitada".

As ondas cerebrais estão relacionadas a diversos estados de consciência.
O mais interessante é que a falta dessas ondas, mais do que a sensação da pulsação cardíaca, indica morte clínica.

A "Epigenética"(além da genética) é a revolução da Biologia para o campo da saúde, pois
comprova cientificamente a importância do meio ambiente interno e externo na divisão celular e consequentemente, na modificação genética.

Essa é uma visão que tira do reducionismo geneticista a determinação da qualidade da nossa vida, pois existe para além da genética, outros fatores que contribuem para a determinação da nossa qualidade de vida como um todo.
O sujeito pode interferir na sua constituição, pode modificar estados pré-determinados...

Os pensamentos, por exemplo, influenciam diretamente nosso meio ambiente interno e estimulam um certo tipo de vibração de ondas cerebrais, interferindo diretamente na nossa saúde global ou Integral.

Tipos de ondas cerebrais e estados de consciência:
- Delta 2-3.9 Hz sono profundo, inconsciência
- Theta 4-7.9 Hz profundo sono meditação
- Alpha 8-12.9 Hz relaxamento, fase 1 meditativa
- Beta 13-30 Hz atividade diária
- Gamma 30 + Hz excitação, estado emocional elevado

Pesquisas diárias indicam que estamos gastando muito do nosso tempo em altas
frequências de ondas cerebrais, o que é péssimo para saúde, pois essas ondas de alta frequência estimulam nossas respostas de stress, além de originar desordens psíquicas e físicas.

Muitas pesquisas sobre mente e corpo, realizadas por cientistas da Harvard Universisty e o
instituto de mente e corpo com a liderança de Dr. Herbert Benson, médico e pesquisador da Harvard medical school, provaram que a mente influencia em linha direta o corpo, e que os pensamentos tanto adoecem como curam. 

Essa verdade pode parecer redundante, mas estamos falando de aferições científicas, cujos resultados endossam a visão interna dos antigos, gerando credibilidade nos meios mais "céticos" e empíricos.

Ondas cerebrais saudáveis geram estados de consciência adequados, com fluxo de informação sem bloqueios entre a mente consciente (ou pensante) e o estado de relaxamento profundo, que também pode ser visto como um estado meditativo, de paz, silêncio e reflexão.

Nossa mente é supostamente livre, lúcida e criativa, mas estamos viciosamente interferindo na sua saúde com pensamentos egoístas e emoções deletéreas especialmente o medo.

Ato contínuo, usamos a energia mental na superfície; raramente ela está disponível para criar de forma livre, profunda e original.

-Conhecimento milenar de nossos ancestrais

Michael Winkelman, um neurocientista no estado do Arizona descobriu que os Shamãns usavam "técnicas" rítmicas para desprogramar alguns padrões de pensamentos, reconectando o tronco cerebral com o neocórtex cerebral.
Estudos, inclusive, indicam que esta área do cérebro está associada com o estado subconsciente.
Parece que as vibrações das ondas cerebrais podem ser melhor balanceadas quando usamos todo nosso corpo com ritmo, quando nos movemos com graça e consciência. Nossos ancestrais sabiam dessa verdade quando enfatizavam a dança como um rito sagrado, onde o movimento representava a vida...pois vida é movimento harmônico e criador.

-Saúde Integral

As Práticas de Vida Integral(PVI) viabilizam o equilíbrio entre o consciente e o "interno"
através do treinamento das ondas cerebrais em combinação com uma série de exercícios para os corpos físico, vital e psíquico(emocional-mental).
Uma vez praticados com ritmo e disciplina esses exercícios produzem nítidas melhoras no aparelho cardiovascular, no sistema nervoso e na memória, sem falar nos ganhos psíquicos(bom humor e nraizamento,
abertura e vida afetiva saudável).

Em síntese, o trabalho com as ondas cerebrais irá afetar de forma sinérgica a saúde como um todo para um estado mais amplo de bem estar.
Dentre os inúmeros benefícios, destacamos:

1-Mensagens de bem estar;
2-Agradecimento pelo funcionamento das nossas células;
3-Corpo saudável sem esforços contrários ao seu ritmo;
4-Alegria para nossos órgãos;
5-Ações que geram a liberação de endorfinas;
6-Aumento do poder criativo;
7-Menor impacto do ambiente sobre nossa saúde psíquica;

Então, caso você queira sair de uma condição desgastante e prejudicial, onde sua energia
cerebral é queimada ao invés de aproveitada, trabalhe seu cérebro para que a sua mente possa usá-lo com vigor e ritmo, vivendo criativa e
alegremente.

Katia M. Rocha
Somos todos Um

Nenhum comentário:

Quem somos!

Minha foto
LONDRINA, PARANÁ, Brazil
Eternos Aprendizes, advogados, casados. "Nossa Religião é o Amor, Nossa Pátria é o Mundo e nossa Raça é a Humanidade"

SEJAM BEM VINDOS!

"A todos que passarem por essa página, desejo que Deus os abençoem e que traga a todos um raio de esperança e fé.

Seguidores